Vacinação contra a dengue em Mauá ultrapassa 3 mil doses aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos
Iniciada em 12 de junho, a campanha de vacinação contra a
dengue em Mauá já aplicou 3.056 primeiras doses da vacina em crianças e
adolescentes de 10 a 14 anos, segundo dados da Prefeitura municipal. Além disso,
outras 23 segundas doses foram administradas no mesmo período.
De acordo com o Paço, o público-alvo da campanha permanece
restrito. Entretanto, palestras educativas sobre a dengue em escolas e
comunidades vêm sendo realizadas para aumentar a cobertura, além de promover a
vacinação diretamente nas escolas e realizar visitas domiciliares com agentes
de saúde. Essas ações visam conscientizar a população e facilitar o acesso à
imunização.
A aplicação é feita, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
em todas as 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. O esquema vacinal é
composto por duas doses, e protege contra os quatro tipos de vírus: DENV-1,
DENV-2, DENV-3 e DENV-4.
Para tomar o imunizante é necessário apresentar documento
com foto, número do CPF e, se possível, a carteirinha de vacinação. O
adolescente precisa estar acompanhado de um adulto responsável. Se já tiver
contraído a dengue, terá que esperar 6 meses para receber o imunizante.
Em 2024, Mauá tem 11.438 casos confirmados da doença e 11
óbitos. De forma permanente, a Prefeitura, por meio dos Agentes de Combate de
Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, percorre o município orientando
moradores sobre a necessidade de acabar com os potenciais criadouros do
mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya.
Os agentes fazem ações de bloqueio da transmissão, num raio
de 200 metros de onde foram registrados casos suspeitos
de dengue pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.
Moradores são orientados a tampar as caixas d'água, verificar as calhas, virar
as garrafas com a boca para baixo, entre outras ações.
Para denúncias sobre criadouros do mosquito, o munícipe pode
ligar para a Ouvidoria do SUS no telefone 0800 760 9000 ou 4512-7499 /
4512-7838, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O tempo médio de resposta é
de 15 dias. Caso haja uma residência sem moradores, onde possa existir água
parada, a ligação também pode ser feita para o telefone 4512-7661.
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